terça-feira, 27 de outubro de 2009
QUEIJO CREMOSO (TIPO ÁRABE)
Pessoal, há dias atrás postei a receita de um pão com adição de trigo de kibe, e me lembro que prometi a receita de um queijo cremoso, tipo árabe, que dá certinho para saborear com ele.
Demorei, mas a receita está aqui, cheia de fotos ilustrando o passo a passo, mas é muito simples de se fazer. E acredite, custa um $$$ se vc for comprar numa loja especializada..rs.
Bem, vamos aos ingredientes:
2 litros de leite tipo B sem ferver (sim, de saquinho!)
1 colher (sopa) de vinagre branco, de preferência
Mistura-se os dois numa tigela, cubra com filme plástico e guarde fora da geladeira por 2 dias. Use um isopor, ou uma sacola térmica.
Após esse tempo, coloque um escorredor de macarrão dentro de outra vasilha e sobre ele um saco de tecido fino. Dentro desse saco, coloque a massa do queijo para escorrer.
Deixe na geladeira de um dia para o outro até dessorar completamente. Pode ir apertando aos poucos, até ficar sequinho.
Feito isso, passe a massa para uma tigela seca e coloque 1 colher (sopa) rasa de sal. Misture delicadamente e com as mãos úmidas, faça bolinhas.
Se desejar, passe-as no tempero zata, ou mesmo no orégano.
Outra opção: (conforme a última foto)
Coloque as bolinhas dentro de um vidro limpo e acrescente 1 folha de louro, 4 azeitonas verdes, 1 colher de (sopa) de azeite e complete com óleo. Mantenha na geladeira.
Sirva com torradas, pães, ou à seu gosto.
(*-*) Coma feliz, seja feliz!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, adorei a receita! Será que eu consigo fazer? bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
ResponderExcluirGuria, tu não brincas em serviço, heim? Quanta coisa gostosa e com o capricho de sempre. Amei td mas o virado de feijão...vou ter que fazer logo, logo...Parabéns! bjinhos
ResponderExcluirOi! Conheci seu blog hj e adorei! Achei o máximo o que tu pos "que a sua mãe não ensinou - muito menos a sogra!"
ResponderExcluirSabe que a minha sogra que me ensinou a usar a panela de pressão? Minha mãe não usa... mudou minha vida!
Virei sua freguesa, viu?
Bjs
Iza muito obrigada pela dica dos rolinhos.Adorei. Agora esta receita de hj vc matou a pau!! Vc arassou!! Esta vou fazer.
ResponderExcluirBjos
Ola, conheco essa receita como coalhada seca,filha de arabe,ja viu neh, era coalhada todo dia e lembro q mimha mae sempre guardava um copo para poder fazer mais.Ainda nao tinha visto com vinagre,achei interessante e e uma delicia mesmo.
ResponderExcluirbjs
Muito boa, não conhecia feito com vinagre, sempre faço coalhada seca em ele.
ResponderExcluirSabe quanto tempo dura na geladeira com azeite?
Eu pensei que vc + dificil de fazer esse queijo famoso. Nossa me animei. Vai que um bicho me morde eu faço também. Obrigada por ensinar.
ResponderExcluirHum....com certeza serei feliz com esta maravilha. Adoro queijos e feitos em casa então....tudo bom.
ResponderExcluirAdorei a receita.
Bjs
Essa receita é diferente da minha... vou tentar fazer. Eu fervo o leite e misturo um copo de iogurte natural (não uso vinagre) em um pouquinho do leite e depois volto tudo para a panela. Faço todo o processo de coar igual a você, mas minha pasta fica como um requeijão e tempero com orégano, azeite e sal. Também fica muito bom.
ResponderExcluir