sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Uma casa muito engraçada não! Uma casa muito feliz!

No post de ontem, mencionei ''receita nova''.............bem, tenho uma postagem nova para fazer, mas a receita..já é bem velhinha..haha.
Olha, se você é como eu, que todos os anos pensa em preparar mil coisas para a mesa de final de ano, e no 'balanço das ondas' tudo acaba mudando, então vai me entender!

Basta navegar um pouco ou folhear uma revista temática, que surgem mil sugestões de coisas lindas para se fazer, mas em geral são usadas coisinhas minusciosas, ingredientes mirabolantes, ora caros, ora difíceis de se encontrar no supermercado do bairro, daí bate aquele desânimo de fazer e acaba que na última hora o jeito é mesmo comprar pronto!
Aí você diz: ano que vem eu faço! É igual regime...deixa prá segunda feira...haha

Pois foi isso que eu pensei quando meu filho de 7 anos me pediu para fazer uma 'casinha de chocolate para o papai noel morar'  (...) Na hora me deu um frio na espinha em pensar naqueles inúmeros ingredientes que eu teria que comprar, corante, brilhos, pasta americana, formas, moldes...rodar de loja em loja para encontrar material para modelar o sino do papai noel!!! Não, não dava! Não deu! Em dias normais já é difícil, imagina convalescendo de uma coluna traumaticamente torturada por agulhadas? Nããoo!

Nããoooo, se eu fosse fazer tudo isso....masss SIM, para encontrar uma forma fácil de fazer e deixar o pequeno feliz e saltitante..hehe

Mãos à obra, que vai nascer uma casinha de chocolate totalmente comestível, mega simples, com produtos que você tem ao alcance das mãos, e/ou no máximo no supermercado mais próximo.

Vamos precisar:
1 massa de bolo de chocolate (uso sempre, sempre amém, a nega maluca, sabe aquela lá do início do meu blog, que não abandono nunca? então, é ela) Mas pode usar aquela que você mais gosta e tem facilidade.

1 lata de doce de leite pronto
1 lata de brigadeiro pronto
Guaraná para regar a massa
Marshmellow caseiro (receita abaixo)
Confeitos coloridos, tubetes (para lenha), os farelos do tubete (que ficam no fundo do saquinho) chocolate em barra escuro, 3 unidades,  (1 para as duas janelas e 2 para o telhado.

Comece cortando o bolo em 4, cada parte corte ao meio.
Cooloque a primeira parte sobre um prato quadrado, molhe com o guaraná, passe um pouco de doce de leite, sobreponha outra massa, molhe, passe um pouco de brigadeiro, sobreponha outra massa e assim sucessivamente.
Para ter noção do tamanho, usei como medida o fundo de um pote de sorvete de 2 litros, para que ela ficasse meio retangular e alta.
Feito isso, pode deixar um pouco na geladeira (nesse calor, é bom..) para compactar um pouco.
Depois, com uma faca, faça um corte em V invertido, no topo do bolo, para formar o desenho do 'eitão' que receberá o telhado.
Ate aqui, simples né? Na sequência, será ainda mais simples, porque é hora da alegria, de por a criatividade para funcionar e a imaginação voar! Chame as crianças (Meu filho fez a maior parte dos  enfeites, rebocou, 'pintou' e aplicou os confeitos.) Coube à mim, montar a massa recheada, recortar os chocolates e colar o telhado, só. O resto foi com ele.

Faça o marshmellow:

1 clara
3 vezes a mesma medida de açúcar refinado
essência de baunilha

Leve os 2 primeiros ingredientes ao fogo baixinho, mexendo sempre até dissolver o açúcar e espumar, tomando cuidado para não cozinhar as claras. Bata na batedeira até engrossar, adicione a baunilha, bata mais um pouquinho e utilize.
Use para 'rebocar' as paredes, reserve um pouco para fazer a neve do telhado.

Aplique a cobertura de marsmellow nas paredes da casa. Cole a metade de uma barra de chocolate para fazer a porta, faça o mesmo com as janelas, cortando em 2 pedaços pequenos a outra metade.
Aplique quantos confeitos coloridos quiser.
Usamos as sobras de chocolate para fazer raspinhas e salpicar nas paredes.
Com as 2 barras de chocolate (160gr cada) fizemos a colocação do telhado. Sobre ele, às colheradas, cobrimos com o marsmellow, fazendo a neve cair. Sobre a neve, farelos dos tubetes..hehe.
Acrescente outros adereços, mini papai noel no telhado, coraçõezinhos,  arrume os tubetes como feixes de lenha próximo à porta, enfim, dêem asas à imaginação.






 Comentário do filhote, quando eu quis limpar o marsmellow que escorreu na porta: Ué, se a neve cai no telhado de verdade, cai na porta também....(hehe, aprendi à duras penas que criança tem sempre razão!kk)..deixei a neve na porta, uai!
 Os velhinhos 'descansando' no telhado..

 Um bolo gostoso, doce como criança gosta, não sobra esquecido na mesa, como peça decorativa.

Beijos e até a próxima postagem, hohohoho!!

Divirtam-se, como nós nos divertimos!
Coma feliz, seja feliz!

10 comentários:

  1. não acreditoooo!!!
    era o q vcs estavsam aprontando?
    Gente!!! que coisa mais lindaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Izabel!
    Lindo, transbordando carinho pelas "paredes" e em todos os detalhes, como tudo que fazes.
    Um beijão enorme para todos dessa linda família.

    ResponderExcluir
  3. Cilene, era isso sim!!
    Dias e dias ele me pedindo...hahaha..
    Q bom que gostou, e olha, ficou delicioso!!
    Bjssss Cilll

    ResponderExcluir
  4. Vania querida
    Obrigada...é verdade, mas não podia ser diferente
    principalmente quando fazemos para atender um pedido tão especial...rs

    Grande beijo prá ti também!
    Saudades!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Izabel!!!
    Minha querida, ficou perfeito eu amei.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Noemi, que bom que gostou!
    Eu e filhote agradecemos!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Parabens esta casinha ficou digna de uma vitrina, muito prfisional, parabens amiga adorei!

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua idéia Izabel,ajudou muito a fazer minha casinha de bolo, e foi um dos únicos lugares que encontrei e que ensina, a maioria é aquela casinha de biscoito, mas acho que como estamos no Brasil, nada melhor que um bolo gelado, combina mais com nosso clima, parabéns, adorei, bjs!

    ResponderExcluir

Se você passou por aqui, deixe suas "impressões digitais... ;-)